14 fevereiro 2020

JÁ OUVIU FALAR NO WITZVIRUS?

Imagem capturada na internet, 2020.

Ernande Valentin do Prado



Enquanto a população brasileira se preocupa com o risco de se infectar e morrer de Coronavírus, o muito mais perigoso Witzvirus, organismo maléfico responsável direto e indiretamente por 30% das 1.546 pessoas assassinadas na cidade do Rio de Janeiro em 2019, segue sem despertar o interesse da sociedade e sem diminuir sua letalidade. 
Até o momento em que esse texto foi escrito, o Coronavírus matou 493 pessoas, entre as 1 bilhão e mais de 400 milhões de habitantes da China. Já o Witzvirus matou 463 pessoas em 2019, apenas com a transmissão dos projéteis de chumbo da polícia carioca, principal transmissor do Witzvirus. 
Considerando que na China vivem mais ou menos 1 bilhão e 400 milhões de pessoas e na cidade do Rio de Janeiro vivem pouco mais de 6 milhões de pessoas, e ainda considerando que é mais fácil você ir para o Rio de Janeiro do que para China, e que é mais fácil a polícia (e a milícia) carioca infectar outros policiais do resto do Brasil e estes passarem a transmitir o Witzvirus, qual dos dois vírus você acha mais perigoso?
Dizem que o Coronavírus vem do morcego e que o Witzvirus vem do Bolsonarismo mais rasteiro e oportunista, que foi transmitido para o ser humano em um momento de baixa imunidade ou seria baixautoestima? 
Por enquanto apenas pobres, moradores de periferias correm realmente risco de se infectar e morrer de Witzvirus, por isso o interesse da grande mídia, dos governos e dos organismos internacionais é pequeno, é quase inexistente em torno dele.
Já o Coronavírus pode infectar e matar o homem branco endinheirado e seus filhos, esposas e amantes. E é exatamente esse fato que ajuda a entender o interesse da grande mídia, que faz levantamentos diários sobre o número de infectados e mortos, enquanto os mortos pelo Witzvirus só são lembrados eventualmente e rapidamente viram estatísticas em alguma gaveta.
A corrupção é a causa da miséria ou efeito dela?
E o interesse da mídia em criar uma urgência em torno do Coronavirus e não em torno do Witzvirus, tem relação com a letalidade de um e de outro ou tem mais a ver com o valor da vida de quem morre por um e pelo outro?
Alguém no Brasil, fora a classe média mais alienada e estúpida ignora que pobre só tem valor nas eleições ou limpando o chão da classe média? 
Os Witzeus da vida, assim como os endinheirados, querem crer e fazer crer que os pobres são os culpado por sua própria pobreza, que lhes faltam esforço, determinação, vontade, educação, já que a classe média acredita que se o pobre estudar resolverá seu problemas de falta de sucesso financeiro, pois na cabeça dela a educação tem poderes mágicos. Talvez por isso a classe média votou no capitão e apoia esse governo do obscurantismo que tem se esforçado para destruir a escola pública.  Isso tudo é medo dos poderes mágicos da educação acabar com as empregadas domesticas, com os pedreiros e encanadores que lhes servem a preço de banana (ou em troca de esmola?)
A classe média (ou classe merda?) acredita do fundo de sua alma cristã, que o pobre (ou seria o fudido?) mora na periferia porque quer, já que é mais seguro morar em bairros nobres e, portanto, é o responsável pelos tiros que recebe de soldados armados, que ao contrário de proteger o cidadão, atira nele. 
O que ajuda a diminuir a violência não é o uso de uma polícia mais violenta do que os bandidos, uma polícia que causa mais terror na população do que os traficante e sim a diminuição da desigualdade social. Será tão difícil assim entender isso?
Ou será que eles entendem, mas preferem atirar nas pessoas, imaginando ser um videogame da vida real?
A diminuição da pobreza e das desigualdades sociais passa pela manutenção de polícias públicas de proteção social, como Saúde, Educação, Assistência Social, Programa de Moradias Populares, Saneamento Básica, bolsa família e garantia de renda mínima, salários dignos para trabalhadores da ativa e aposentados, e principalmente, aumentos regulares de salário mínimo acima da inflação, porque o salário pago no Brasil é uma vergonha mundial. 
Outra coisa fundamental para diminuir o fosso existente entre os mais ricos e os mais pobres, entre quem mata e quem morre, entre quem leva tiro da polícia e quem autoriza moralmente a polícia a matar, é o respeito e reconhecimento das identidades culturais do Brasileiro, o respeito a vida acima de tudo, seja a vida da Irmã Dulce ou a vida do Miliciano responsável por matar ou mandar matar Marielle Franco e levar a vida de Anderson Gomes junto. 
É a falta de respeito a vida que faz as vítimas em potencial do Coronavirus ter mais valor do que as vítimas do Witzvirus, não acha?
E respeito, seja o ato seja a palavra, parece ser exatamente o que esse governo mais abominar.

Esse texto foi adaptado do roteiro de “Sem receita, do podcast Música para penar. Se quiser ouvir o programa acesse: http://mfn.bz/pAN7

















                                                                  [Ernande Valentin do Prado publica no Rua Balsa das 10 às 6tas-feiras]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que tem a dizer sobre essa postagem?

Postagem mais recente no blog

QUAL O MOTIVO DA SURPRESA?

                ? QUAL O MOTIVO DA SURPRESA?   Camila chegou de mansinho, magra, esfaimada, um tanto abatida e cabisbaixa. Parecia est...

Postagens mais visitadas no blog