dezembro de 2008
Reinventando a roda da Saúde
"E foi tanta a imensidão do mar, e tanto fulgor,
que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar,
tremendo, gaguejando, pediu ao pai: Me ajuda a olhar!" (Eduardo
Galeano)
O que é a educação popular? Uma
pedagogia? Uma teoria do conhecimento? Um projeto político-pedagógico? Uma
visão de mundo? Qual será a saúde deste nome? Poderá caber inteiro numa
definição?
As palavras são sedutoras de
sentidos, descaminhos do aprender. Para que elas não virem termos, já que
nada terminam, é preciso estender o discurso além do ponto... até as
pontes. Pontes que ligam, que linguam e agem... que estendem um ser a outro,
numa espécie de ética das linguagens, e ensinam a olhar. Como na imagem de
Galeano, saber e sentir parecem tarefas existenciais impossíveis de se
realizar senão pelo outro... como pontes de si.
"...como é que faz pra sair da ilha? Pela ponte,
pela ponte."
(Lenine / Lula Queiroga)
O legado cearense para a rede não
foi outro senão achar-se em processo, descobrir-se inacabada, fazer-se ponte. Ponte
entre o popular e o científico, entre a poesia e a explicação, entre redes,
entre o saber e o ser e entre o ser e o vir-a-ser. Os acontecimentos tiveram a
marca do riso acolhedor, do prazer do vínculo, da maturidade das tensões... Rede
que se preza trança pontos a partir do arranjo harmônico das tensões... e assim
foi.
Marco Polo descreve uma ponte, pedra por pedra.
"Mas qual é a pedra que sustenta a ponte?", pergunta Kublai Khan.
"A ponte não é sustentada por esta ou aquela pedra...", responde
Marco, "mas pela curva do arco que estas formam". Kublai Khan
permanece em silêncio, refletindo. Depois acrescenta: "Por que falar das
pedras? Só o arco me interessa." Polo responde: "Sem pedras o arco
não existe."
(Ítalo Calvino)
A transcendência do projeto
humano, sua infinitude, está na superação das ilhas de ser, na possibilidade
das pedras encontrarem-se em arcos... São infinitos os caminhos para
essa grande saúde humana. A Educação Popular é um deles, uma utopia
da humanização. Seu arco é acirandado. Nele encontram-se profissionais de
saúde, representações de movimentos sociais, organizações não
governamentais, academia, instâncias de governo, artistas populares,
religiosos, estudantes. Roda de saúde, para a saúde e com saúde.
"As coisas estão no mundo, só que eu preciso aprender."
(Paulinho da Viola)
Quem compartilhou desta
vitalidade cearense, teve a clareza de que a Educação Popular em Saúde está
acontecendo. A Rede vem desenhando um importante papel agenciador de diálogos,
não só entre seus diversos atores, mas, mais profundamente, entre diversas temporalidades,
forças e saberes. Reinvenção da roda, pela roda...
“Em situação de poço, a água eqüivale
a uma palavra em situação dicionária:
isolada, estanque no poço dela mesma,
e porque assim estanque, estancada;
e mais: porque assim estancada, muda,
e muda porque com nenhuma comunica,
porque cortou-se a sintaxe desse rio,
o fio de água por que ele discorria ...”
(João Cabral de Melo Neto)
Há aí a semente de construção de
uma nova práxis para a Saúde. Isto, porque, na medida em que engendra práticas educativas inseridas
em cenários múltiplos de linguagens, a EPS fortalece a integralidade, não como
princípio, mas como meio para o SUS. Saúde não é palavra dicionária, estanque no poço dela mesma. Mais do que
isso, é por si só integral... oriunda de sentidos mais elementares, vivos.
Religá-los possibilita a construção da integralidade como maneira essencial da Saúde.
“Essa ciranda não é minha só ...
ela é de todos nós, ela é de todos nós ...”
(folclore nordestino)
Talvez tenha sido essa a maior
grandeza do IV Eneps: tornar meio o que, por definição, é princípio;
mostrar que o movimento da saúde é vivo como um rio que, por rebeldia
natural, não obedece a placas de orientação, mas vai construindo seu curso num
líquido acordo com a vida. Sua integralidade não se sabe com idéia, mas com
mergulho.
Viva a saúde da Educação
Popular!!!
Viva o Ceará!!!
[Sergio Ramos publica na Rua Balsa das 10 às 4as ou 5as ou nos finais de Semana]
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