27 agosto 2019

ARACATIS


Maria Amélia Mano

Olho o Philco Transglobe silencioso e aprendo: tenho que ter cuidado, paciência e suavidade. Tudo de ternura. Não entendo dessas coisas que silenciam assim, que param assim tipo a Brasília do pai: disco de embreagem, correia de ventoinha. Agora, esse fio da sintonia AM e FM do rádio companheiro de sonhos balançados na rede do alpendre. Rompeu.

Ninguém sentia falta de mais de uma estação. Eu lembro de brincar debaixo da mesa da cozinha. Era saia verde floreada de mãe dançando; chinelinho franciscano fazendo lepo-lepo; pano de café despejando aroma; colher medida dentro do pote de arroz lá na prateleira mais alta, coisa difícil de ver. Radinho AM, botão de rosa em copo d’água recém-nascido do jardim.

A vida era simples só assim. Meus assombros eram fantasmas de corredor, monstros debaixo da rede, sombras bruxuleantes da parede contrária a janela, tudo o que descia das frestas das telhas. Ser útil e importante era ajudar mãe a recolher roupa do varal. Balde e boa vontade naquela imensidão de tecidos secos, cheirosos e voadores em vento forte de sertão: Aracati.

Cresci. Veio Philco Transglobe do pai e descobri mundos além do debaixo da mesa. Nove mundos em nove faixas. Sintonias. Mais encantos e medos, aprender a ser útil em outros quintais, varais e ventos. Esses que escutava em tempestade de areia no deserto quando uma mulher cantava em tom doído e solitário. Em árabe, acho. Isso antes do fio da sintonia quebrar.

Agora, é esperar conserto. Ainda sem entender de fios e ventoinhas, sei que existem mais que nove mundos, nove ventos e nem sei se os que eu conheço são os maiores e mais intensos. Sei que conhecer mais complica. E acima de tudo, sei que mudar de estação e faixa, mundo, tem que ser com cuidado, paciência e suavidade, como eu já disse. Com tudo de ternura.  

Texto para a Oficina Santa Sede - Circuito
Desafio de construir texto "eu adolescente"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que tem a dizer sobre essa postagem?

Postagem mais recente no blog

QUAL O MOTIVO DA SURPRESA?

                ? QUAL O MOTIVO DA SURPRESA?   Camila chegou de mansinho, magra, esfaimada, um tanto abatida e cabisbaixa. Parecia est...

Postagens mais visitadas no blog