12 DE OUTUBRO DIA DAS CRIANÇAS?
Viver a infância com o privilégio de ser protegido, cuidado, sem grandes medos e cheio de aventuras. O ideal da infância na minha concepção. Experimentar o m ar e seu azul, as ondas que trazem areia e espuma e crianças emboladas , Ter um céu azul que cobre a cabeça e a vida. Um céu da cora do manto da Padroeira do Brasil, A Senhora Aparecida.
Ah, todas as crianças precisam ter esta disponibilidade natural da felicidade pelas pequenas coisas. Nada de feiura, de escuridão, de sofrimento desnecessário, de convívio com a violência, trabalhos forçados, Contato com a terra, com as flores, com animais, algumas regras e proteção sempre, estes direitos são inalienáveis nesta primeira etapa da vida. Direito da melhor forma de começar neste mundo, direito ao cuidado e ao amor, direito a música, dança e brincadeiras, arte e alegria.
Mas o que temos no nosso país e em muitos lugares do mundo? Crianças que precisam trabalhar para sobreviver, pequenos corpos escravizados e alminhas sem brilho pela dor e peso nos ombros, Pequenas criaturas vítimas de violência institucional e doméstica que sofrem abusos de todso tipo, têm suas aspirações e criatividade roubadas, perdem o direito da liberdade pela arte e leitura, não sabem quais são seus direitos, passam fome de pão e sonhos..
Como podemos nos reconhecer seres humanos num mundo onde esta mancha cresce a cada dia? quantas flores será preciso plantar para espantar este mau cheiro? Quantas vidas levaremos na transformação deste cenário. E como fazer realmente diferença para que todas as crianças possam brincar umas com as outras, sozinhas e na natureza com a segurança de ter um adulto que vela por elas?
Quantos adultos ainda trazem em si estas crianças sofredoras e tristes que nem se reconhecem como protetores de seus próprios filhos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que tem a dizer sobre essa postagem?