25 maio 2013

Um tempo que passou

Ernande Valentin do Prado

Em 2005 Eymard Vasconcelos apresentou-me a lista de discussão da Rede de Educação Popular em Saúde. Depois me apresentou Julio Wong Un, um cara que a cada dia se torna mais fundamental nas minhas relações políticas, ideológicas, poéticas e principalmente de amizade. Na rede conheci Amélia, que dispensa qualquer coisa que eu possa dizer dela, isso pela proximidade que surgiu entre nós e que vem crescendo, ainda mais agora que estive na casa de seus pais em Pelotas e conheci boa parte da família...

Mas não quero falar nem de Eymard, que dispensa apresentações, nem de Julio ou de Amélia hoje. Quero falar da lista da rede. Mas não vou falar dela, também, vou mostrar o que perdemos com o tempo. Vou fazer isso (ou tentar) através de uma sequencia de diálogos recortados por mim há algum tempo.

O método é simples: vou omitir a mensagem original que gerou a interação, mas vão perceber ao longo da leitura do que se trata. Não lembro se a sequência temporal é esta, mas faz sentido imaginar que alterei. Mudei as fontes, formatei e completei as abreviações. Também cortei mensagem que não consegui identificar o autor. Dona Cecília, com seu olhar maravilhoso, fez a correção e ajudou a harmonizar o texto e as mensagens. O resto (plagiando o filme Ilha das flores) é verdade.

Começava mais ou menos assim:

NOTÍCIAS RUINS

Querido Ernande:
Larissa e Alice - Inauguração
Tenda Paulo Freire. Rio Negro 2007
Infelizmente, aqui no RS, temos um índice terrível de câncer de mama... Tanto que tenho várias conhecidas que tiveram o problema. Para te encurtar:
 A Talita, uma mulher madura e linda, amiga minha, teve. A irmã tinha falecido do mesmo mal há anos (havia descoberto tarde demais...). Ela fez quimio e rádio e, parece que ficou mais bonita depois. Atualmente ela está fazendo Doutorado e tem um bom humor que combina com o sorriso: contagiante!
 A esposa do Pedro ([...] que trabalha com movimentos sociais e colega [...]) também teve. Ele rapou a cabeça para ficar igual a ela e ajudá-la a passar pelas quimios. Agora, já passou! Está tomando hormônios e os resultados dos últimos exames são um sucesso. O tempo desde o diagnóstico (este ano) é curto para qualquer prognóstico, mas as chances são as melhores possíveis! 
Nelia teve câncer de mama aos vinte e poucos anos! Os médicos fizeram quimio, rádio e o que mais sabiam! Foi dito aos familiares que nada mais era possível de se fazer! Foi dada como "terminal", tal era a agressividade da doença (em uma idade muito difícil de controlar). Isso faz uns cinco ou seis anos. Há um mês, mais ou menos, contrariando a tudo e a todos, fui ao chá de baby do Mário que ainda estava na barriga da Nelia, curada... Nesse fim de semana, recebi um torpedo do Gerson (meu amigo e esposo da Nelia): "Mário nasceu!". Nelia quer amamentar e sei que vai conseguir!
Maysa, uma amiga, teve câncer de mama há um ano e ainda faz os controles e uso de hormônios, o que terá de fazer pelos próximos cinco anos, mesmo com as chances de cura em torno de 99%. Como é [...], resolveu usar peruca para não assustar aos [...]... Passei os últimos dias com ela e mais uma turma de amigos em uma prainha em [...]. Maysa foi das poucas que encarou a água fria do feriado e boiou um tempão! A gente só via o maiô preto e a cabecinha de fora! A vida é valiosa!
 A mãe de uma amiga da minha mana, na época de quimio, fez um grupo de amigas que também faziam o tratamento. Até hoje, essas mulheres se reúnem para trocar e fazer roupinhas de bebê. Vão aos hospitais levar enxovais às famílias pobres... 
Lembro de uma frase de uma amiga, a Nair, cuja mãe teve câncer de colo de útero e, depois, de reto... Um nada a ver com o outro e ambos agressivos... Está vivinha e a última notícia que tenho é que se indignou porque a filha (minha amiga) tomou um trago no aniversário de 50 anos! Oras, onde já se viu! Mãe é mãe: trago de filho nunca vai ser bem aceito! Pois bem, segundo a Nair, o câncer é uma cobra Naja: assustadora e venenosa, mas nas costas da Naja, próxima a cabeça, há uma estrutura em forma de diamante... É algo que pode ser valioso se soubermos descobrir qual o significado.
Um câncer deve nos fazer refletir sobre o passado, o que o fez nascer (as nossas mágoas e as palavras que não conseguimos dizer...). Também ressignifica o presente ("deixa a vida me levar, vida leva eu... sou feliz e agradeço por tudo o que Deus me deu...") e traz um novo olhar sobre o futuro: o diamante da Naja que, para cada um, tem um significado e uma possibilidade de fazer diferente e melhor.
 Um abraço e força!
Amélia  
***************************
Ernande,
Imagino como deve ser difícil lidar com estes momentos de sofrimento, o compadecer com a dor da pessoa amada, os nossos medos, as nossas imaginações, as limitações...
 Mas fico contente de perceber que esta REDE, é mesmo uma rede solidária e que você se sente à vontade para expressar a sua dor e dizer que deseja ser acolhido, é então esta rede, um espaço de cuidado...
 Desejo dizer o seguinte: reside em nós, espíritos guerreiros masculinos (as nossas inteligências e energias masculinas, no caso do homem, e no caso da mulher, o feminino), tente nesse momento, cuidar desse espírito guerreiro para você poder guerrear (o cuidado com a dimensão mais sutil) do ser masculino... e se fortalecendo poder cuidar da mãe e dos seus... vai dar tudo certo!
 Chore o que desejar, e possa ver em suas lágrimas todas as coisas que elas representam, e se der, veja nas suas lágrimas, fontes de águas vivas da vida..
 Tenho dançado as danças meditativas, sagradas, circulares e espontâneas para fazer o encontro comigo mesmo, é o meu jeito de cuidar da minha dimensão sutil... e vou dançar para você e para a sua mãe....
 Muita paz em seu coração,
Carlos Silvan
*********************************
Ernande,
É muito barra mesmo esta situação que sua família vivencia agora. Entretanto, a cura é uma possibilidade bastante concreta para a doença em fases iniciais. Desejo muita força e determinação pra vocês, pois são ingredientes valiosos neste processo. Chorar também é bom e faz parte. 
Um beijo pra todos e um ótimo fim de semana.
Mônica.
***********************************
Caro Ernande
Posso imaginar o que você está sentindo, mas, com certeza, não posso sentir.
Minha filosofia religiosa crê que tudo que passamos possui uma razão maior. Se refere a um motivo para evoluirmos. Isso pode não diminuir, no momento, nosso sentimento de impotência, no entanto nos conforta acreditar que Deus está ao nosso lado e que a fé nos fortalece. Orarei pela sua mãe e por você.
Marcia
***************************
Ernande
Esses momentos difíceis nos fazem também descobrir e forjar coisas. Sua mãe tem uma força muito importante neste momento: você. Falando isto, compartilhando seu drama, estou me lembrando do filme: As tartarugas sabem voar.  As crianças que sofrem tantos bombardeios da guerra, encontram forças para viver. É um filme profundo que associo com a profundidade e força da sua luta. E os projetos bonitos estão aí. Bom saber.
Abraços,
Lúcia Ozório. 
*****************************
Ernande!!!
Estou orando pela saúde da mama. Do fundo do meu coração, desejo que ela se recupere e que o tratamento seja o menos sofrido que for possível!
Deus não esquece da gente. A gente é que tem a fé muito pequenininha. Lembre-se que nenhum sofrimento é eterno : "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã" Salmos 30:5. Os sofrimentos têm um porquê de ser... Nos mantém mais próximos do nosso Senhor. [...]
Pollyanna
*************************
Ernande,
"Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é", lembra?
Porém, sem querer ser Poliana, que bom que tua mãe teve o tumor diagnosticado e tratado em um estágio inicial, que bom que tem acesso ao tratamento indicado, que bom que tem um filho como tu (talvez outros mais que a ajudem nesse momento difícil?), que bom que a Alice (além da Heloísa e da Beatriz) pode ser uma fonte de alegria para ela, que bom que ela vai se recuperar!!!
Uma vez li uma reportagem sobre casais cujas esposas tiveram câncer de mama e fizeram mastectomia total. Em um dos casos, o companheiro disse que gostava de acariciar a cicatriz no corpo da esposa porque devolveu a possibilidade de vida para ela. Até hoje me emociono quando lembro disso!
Como tudo na vida tem um sentido - nós é que nem sempre conseguimos identificá-lo - tenho certeza que essa situação vai te ajudar a continuar promovendo saúde e bem estar para todos que compartilham algum âmbito da vida contigo! 
Um abraço,
Ananyr
*********************************
Ernande,
 Sou Ednalva Calé de Pernambuco, quero lhe dizer apenas duas palavras fortes que nos dão força para que possamos confiar no futuro com dias melhores:
FÉ em nosso mestre JESUS e Esperança, que para ele nada é impossível.
Receba meu abraço e tenha a certeza que os dias melhores virão.
 Ednalva Calé
**************************
Ernande
 Essa meditação me ajuda quando me sinto fragilizada por algum motivo, então envio para você e os seus.
 Meditação da Luz do Arco-Íris
 Sentamos da forma mais agradável que podemos. Nossas mãos descansam no colo, a direita sobre a esquerda, os polegares se tocam levemente. As costas estão retas sem estarem rígidas, e o queixo está levemente retraído.
Primeiro, acalmamos a mente. Sentimos a informe corrente de ar que vem e vai à ponta do nosso nariz, deixamos os pensamentos e sentimentos passarem simplesmente, sem nos apegarmos a eles.
Queremos meditar para clarear a mente e ganharmos distância das próprias perturbações. Só então podemos realmente ser úteis aos outros.
No nosso peito, na altura do coração, forma-se agora uma pequena luz de arco-íris.  Ela se expande cada vez mais dentro do nosso corpo.
Assim que ela nos preenche totalmente, todos os sofrimentos, dificuldades e obstáculos dissolvem-se.
Então, a luz irradia para fora do nosso corpo em todas as direções e se espalha por todo espaço.  Dessa maneira dissolvem-se todos os sofrimentos de todos os seres, e o mundo é felicidade ilimitada.
Nos encontramos em uma terra pura cheia de possibilidades ilimitadas. Tudo tem significado liberador. A luz irradia tanto tempo quanto desejamos para fora de nós.
Finalmente desejamos que todo o bem irradie para todos os seres, transformando o sofrimento em toda a parte.
Um grande abraço
Scheilla Maria
******************
Ernande!!
 Admiro você pela sua batalha. Sei que você é forte para os desafios que a vida lhe apresenta.
Já passamos por um  problema igual em nossa família e foi tudo superado com muita fé e união de todos em orações.
Sua mãe deve também confiar e querer sua pronta recuperação, pois, sabemos que a mente rege o organismo. Dê muita força a ela!
Vou orar por vocês também.
Nunca esqueça que, apesar das dores, Deus também distribui muitas bênçãos, as quais você relata ter recebido.
 Beijos carinhosos,
Eunice
************************************
Ernande,
Estou vivenciando uma  situação bem parecida com uma tia, o médico  retirou cinco nódulos malignos da sua mama esquerda faz 15 dias, ela está se recuperando da cirurgia para fazer quimio, porém neste tempo lembrei-me de um texto que Odila Fonseca (ANEPS/EPS) compartilhou conosco, o texto fala sobre a folha da Graviola. Você lembra?
Minha tia já esta tomando o chá, ela está tomada pela  esperança que vem do amor de Deus, esse amigo intimo que nos  embala com sua infinita misericórdia e que no meio da dor, nos afaga com as surpresas boas.
Deus te abençoe.
 Um abraço forte.
Valéria
 Exercícios surpreendentes e a Erva que  cura!!! GRAVIOLA
 Depoimento... Fui a um médico naturalista que estava muito triste porque participou de congressos e, embora comprovados, os resultados não são divulgados, como ele disse: 'NÃO DÀ IBOPE''. Então, me ensinou a fazer um exercício simples que evita problemas cardíacos, melhora o problema de micro varizes e outro que evita o encurvamento da coluna:
1º. Antes do banho, exercitar a panturrilha (levantar o corpo na ponta dos pés), primeiro rápido até esquentar as panturrilhas e depois uma sequência de 10 movimentos lentos. Pronto. Esse exercício bombeia o sangue para o coração, melhora os batimentos cardíacos e evita obstrução das veias. Nos primeiros seis meses, se a pessoa estiver com excesso de peso, ela emagrece da cintura para baixo e, nos seis meses seguintes, da cintura para cima; depois de dois anos, não engorda mais e, além de tudo, diminui o risco de uma cirurgia cardíaca que custa em média, hoje em dia, R$38.000,00 e, de um modo geral, os planos de saúde nem sempre pagam.
2º. Ao chegar a Casa, coloque os seus pés em uma bacia com água bem quente (o famoso escalda-pés. Além de relaxar, esse processo desencadeia a dilatação dos vasos sanguíneos dos pés, melhora o cabelo e melhora, inclusive, a visão). Esse processo foi pesquisado com pessoas diabéticas e o resultado evidenciou a melhora na circulação sanguínea, diminuindo os casos de gangrena. O quadro geral de saúde dos pesquisados melhorou e como um fato relevante, houve melhora da visão.
3º. Ao acordar, deitado de barriga para cima, pedalar 120 vezes no ar. Esse exercício melhora o posicionamento da coluna e da postura, diminuindo ou retardando o encurvamento e aliviando as dores nas costas.
A ERVA QUE CURA CANCER. (folha de graviola).
Recebido de Dr. Romulo d'Avila. Repassem aos seus contatos. Notícias assim não são divulgadas por causa da pressão dos grandes laboratórios farmacêuticos. Foi pesquisado pela USP: o Dr. Panuzza confirma: SE VOCÊ CONHECE ALGUÉM QUE TEM CÂNCER, POR FAVOR, ENCAMINHE ESSE E-MAIL. MAS MESMO QUE NÃO CONHEÇA, ENCAMINHE A OUTRAS PESSOAS.
 ABAIXO SEGUE COMENTÁRIO: FOLHA DE GRAVIOLA:
A folha de graviola cura câncer. Segundo Evandro Romualdo, um amigo lhe confidenciou a seguinte história: sua esposa, após descobrir um câncer no seio que chegou a se espalhar pelo seu corpo, estava praticamente com os dias de sua vida contados. Foi então que ele descobriu uma publicação sobre a folha de GRAVIOLA. A notícia estava em um site e o título do artigo CÂNCER = MAGIC BULLET DISCOVERED, but drug giants hushes it up!- 10,000 times stronger than Hemotherapy with no adverse side effects.
Na reportagem, eles citam o quanto o extrato DA GRAVIOLA é 10.000 vezes mais forte do que a quimioterapia por drogas, e sem efeitos colaterais. Citam também a árvore como sendo encontrada na floresta Amazônica.
Enfim, a esposa dele também tomou o chá e, em dois meses, não tinha mais nenhuma sequela ou ferida. Hoje está viva e saudável!

**********************

Tudo bem, eu sou mesmo saudosista, mas (acho) que a questão não é essa. O tempo passou. As pessoas mudaram, seus interesses mudaram suas vidas, modo de ver o mundo e fazer Educação Popular. E a lista (a velha e boa lista da Rede de Educação Popular e Saúde) acabou, mas não quer dizer que a rede (a que se construía e se controle por fora das relações de poder e/ou com o poder) tenha se acabado. Acho até que está crescendo.
Sigamos nos embalando na Rua Balsa das 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que tem a dizer sobre essa postagem?

Postagem mais recente no blog

QUAL O MOTIVO DA SURPRESA?

                ? QUAL O MOTIVO DA SURPRESA?   Camila chegou de mansinho, magra, esfaimada, um tanto abatida e cabisbaixa. Parecia est...

Postagens mais visitadas no blog