26 setembro 2018

Viagem Amazônica

Canyon Amazônico em formação
English Below

Da Série Mundo Impossível 

Manaus, 19 de setembro de 2084

A mãe segura a mão da filha que está com os olhos grudados na janela. A floresta é linda e uma seringueira imponente recebe alguns raios do sol. É possível ver o frescor, provavelmente a maior árvore que a menina já viu na vida. A seringueira tem cerca de 7 metros e vai subindo pelos andares do hotel. O guia aparece no corredor e acena para as duas. Ele se apresenta:

- Olá meu nome é João vou ser o guia de vocês hoje pelo tour do Rio Negro, vocês podem me seguir até a garagem. - Elas seguiram ele pelo corredor.

Eles descem no subsolo pelo elevador e entram na garagem do hotel, um jipe autoguiado está estacionado logo perto. O guia parece muito animado. O portão da garagem começa a abrir e começam a andar pela rua em direção ao Rio Negro.

A menina começa a tossir dentro do carro. O guia diz:

- Acredito que o clima possa estar causando algum estranhamento pulmonar deixa eu ajustar aqui. O carro é autoguiado e vai em direção ao Rio Negro, eles sentam ao redor de uma mesa. O caminho sacolejo faz o guia advertir: 

- As estradas estão muito ruins - O carro se auto-estaciona na beira do Rio Negro. A mulher olha resoluta pela janela, os olhos tem um brilho seco.

O guia faz as instruções para colocarem as máscaras e proteção de pele:

- Obrigatórias desde 2058 pela legislação brasileira - Ele lembra e adverte. O guia puxa mantas protetoras também.

Eles descem e se cobrem com as mantas e o guia começa a explicar por um auto-falante que sai da sua máscara:

- Aqui são os vestígios de um dos que foi um dos maiores rios do Planeta. Infelizmente no passado devido a muita corrupção e problemas governamentais não se foi devidamente investido na preservação da natureza. Em 2020 começaram os primeiros registros de desertificação, mas devido às poucas políticas a humanidade ignorou na época. - E começa a caminhar em direção ao Rio, descendo por uma escada até o fundo do rio, a menina e a mulher seguem. Continua: 

- O Rio Negro foi o maior afluente da margem esquerda do rio Amazonas. 
 
Aqui podemos observar os restos de uma carcaça de jacaré, um dos grandes répteis extintos pela última onda de extinção a qual terminou com a maioria dos grandes répteis, peixes e mamíferos. 

- Ele aponta para uma carcaça, isolada pelas equipes de neopaleontologistas.

Eles caminham longamente pelo Rio seco quase um canyon com as margens. Ele explica que no passado o Rio enchia com o degelo dos Andes, mas após o aquecimento global se tornar mais severo os Andes não conseguiam mais formar neve e aí começaram as erosões.

Ele conta dados interessantes até que chega no local de encontro das águas, entre o Rio Negro e o Solimões. Um grande vão vazio.

O guia diz:
- Aguardem um segundo que vou mostrar uma imagem para vocês da floresta e do encontro das águas. - ele envia as informações do seu banco de dados para os implantes de retina da mulher e da filha. Os implantes cocleares também vibram com os sons da floresta.

Tudo gradualmente vai voltando ao tempo e ficando verde ao redor deles e aos poucos o Rio vai enchendo de neopixels retinianos. Macacos pulando, leopardos, jacarés, araras, botos cor-de-rosa. O pseudocheiro de floresta entra pelas narinas através da máscara. Mesmo assim as duas respiram fundo juntas maravilhadas. A imagem vai ficando mais intensa como se navegassem pela floresta, o guia vai escolhendo mentalmente os trajetos para aparecerem nas próximas imagens. De repente e abruptamente a imagem se dissolve e o guia diz:

- Desculpa por interromper a transmissão mas está vindo uma tempestade de areia precisamos voltar imediatamente. - ele já começa a dar os primeiros passos e segura a mão da menina. Rapidamente eles começam a correr, ele aciona o jipe autoguiado para vir na direção deles, mas ainda assim estão longe.

Os três pontos humanos correm pelo deserto amazônico. As gotas de suor caem secas no meio de onde um dia foi o Rio Negro.

No trem de Bruxelas para Leuven, Bélgica - 11h 22/09/2018

Abraços que pousam,

Mayara Floss



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que tem a dizer sobre essa postagem?

Postagem mais recente no blog

QUAL O MOTIVO DA SURPRESA?

                ? QUAL O MOTIVO DA SURPRESA?   Camila chegou de mansinho, magra, esfaimada, um tanto abatida e cabisbaixa. Parecia est...

Postagens mais visitadas no blog